Blog Infomark

Por que minha empresa deveria ter uma assessoria de imprensa?

A assessoria de imprensa é responsável pelo relacionamento entre as empresas e os veículos de comunicação. Ela é quem conta as histórias, identifica e encaminha os assuntos mais relevantes sobre seu negócio para jornais, revistas, portais, emissoras de rádio e televisão.

Achou difícil? Nós podemos te explicar melhor com o exemplo abaixo:

Assessoria de Imprensa
Imagine que a sua empresa abrirá uma nova unidade e você gostaria que todos soubessem disso, desde autoridades até os consumidores da região. O assessor de imprensa será o responsável por fazer contato com os jornais, revistas, portais e rádios locais e isso facilitará a comunicação da sua empresa com seu público.


Com uma estratégia alinhada, a assessoria de imprensa contará a história de sua empresa para os jornalistas locais, entregando a cada um deles o que realmente interessa para que os seus diferenciais sejam destacados e gerem interesse dos veículos.


O objetivo principal da assessoria de imprensa é garantir a maior visibilidade para sua marca e sem nenhum custo publicitário por isso. Para conquistar esses espaços diversas técnicas e ferramentas são usadas, listamos aqui algumas delas:


• Planejamento: traça estratégias e ações que deverão ser tomadas para conquistar os objetivo
• Release: envio de informações sobre a inauguração para jornalistas e parceiros
• Follow Up: contato com todos os jornalistas e autoridades de interesse
• Mailing: com jornalistas e veículos qualificados e que atendam as expectativas do planejamento
• Visitas às redações e encontros com jornalistas: apresentar o cliente, conhecer, conversar e entender como a sua empresa pode ser fonte de matérias relevantes aos veículos.
• Press Kits: Enviar convites e press kits para os convidados.

Essas são algumas das e técnicas usadas pela assessoria de imprensa para alcançar os objetivos e entregar resultados aos seus clientes.


A assessoria de imprensa serve também para lançamento de produtos, construção e reposicionamento de marca, divulgação de eventos, palestras, workshops e muito mais. Além de estreitar o relacionamento da sua empresa com seu público-alvo.


Importante lembrar que a assessoria de imprensa faz de tudo para que seus clientes saiam em matérias positivas nos veículos de comunicação e, também, faz de tudo para que eles não apareçam, em matérias negativas, tentando assim preservar a marca e imagem da empresa. Mas esse ponto, é assunto para outro texto.


Agora que você já sabe o que é assessoria de imprensa e porque sua empresa deveria ter uma que tal entrar em contato conosco por aqui e pedir um orçamento?

Saiba mais sobre a Infomark Comunicação e Marketing

Busca